Clique para ligar

(16) 3711-6666

Projetos Sustentáveis


Cooperativismo se aprende na prática

Projeto da singular de Franca incentiva o surgimento de lideranças entre jovens empreendedores e já dá resultados na prática

Incentivar a responsabilidade nos jovens, além de promover um modelo capaz de unir desenvolvimento econômico e bem-estar social, sem deixar de lado referências como a participação democrática, a solidariedade, a independência e a autonomia. Com esse objetivo, a Unimed Franca desenvolve, desde outubro de 2010, o JotaC – Jovens Cooperativistas, programa de fomento ao cooperativismo entre jovens da Cooperativa.

Idealizado pelo coordenador de Marketing da Unimed Franca, Eduardo Bachur, o JotaC conta com a participação de 12 pessoas e funciona como uma espécie de minicooperativa dentro da Unimed. Como principais atribuições, essa equipe auxilia o marketing e a responsabilidade social a organizar as ações dentro da própria cooperativa. "É a chance de nossos jovens aprenderem, dentro do espírito cooperativista, valores essenciais como a busca pelo bem comum e a importância da união", explica Bachur.

Apoiado desde o primeiro momento pelo presidente da Unimed Franca, Elson Rodrigues, Bachur reuniu um grupo com idade entre 18 e 23 anos. Eles se encontram uma vez ao mês para discutir ações sustentáveis e sobre maneiras de implementar projetos e ideias cooperativistas dentro da Unimed Franca e do São Joaquim Hospital e Maternidade, instituição que pertence à Cooperativa. "A ideia é auxiliar na transformação desses jovens, identificar talentos em potencial, formar profissionais e expandir cada vez mais a sustentabilidade da empresa com cabeças diferentes e pensamentos distintos, sempre para o bem do cooperativismo e da Unimed", ressalta Elson, para quem o trabalho já colhe, "em tempo recorde", bons frutos.

Em menos de quatro meses de trabalho, o JotaC já auxiliou na organização de uma campanha social voltada para o incentivo à doação de sangue, além de ser o braço direito em eventos direcionados aos colaboradores, e elaborar um planejamento sustentável para o ano de 2011. Para Édio Junior, eleito coordenador da equipe, as atividades já implementadas ajudaram a amadurecer o grupo. "Com a supervisão do marketing, aprendemos como se faz e, em 2011, já realizamos o planejamento para três eventos, além do plano global de ações na área de responsabilidade social", informa.

 

Formas de Ação

A organização do grupo é relativamente simples. Além do coordenador, responsável pelo planejamento e liderança das ações realizadas pelo grupo, bem como pela organização das funções e atividades, existem outros dois cargos formais. O secretário, que faz as atas, agenda as reuniões e organiza a pauta de debates, e o tesoureiro, que organiza e administra os recursos capitalizados pelo grupo, sejam eles financeiros ou não. "O que não tira a responsabilidade de participação de todos os 12 integrantes", ressalta Junior.


"Outra característica importante é que o grupo será renovado constantemente, de forma que outros jovens cooperativistas tenham a chance de aprender com o grupo", comenta Bachur, ressaltando que os atuais escolhidos têm mandato até 16 de abril de 2011. "Depois disso, novas pessoas poderão participar e continuar o trabalho" informa.

Eco Card

Com medida, cartões inutilizados deixam de ser incinerados; iniciativa, pioneira entre Unimeds, ajuda a preservar o meio ambiente.

Investir em responsabilidade ambiental, com iniciativas capazes de aliar a preservação ambiental com os objetivos da Unimed Franca. Esse é o desafio da Cooperativa, que vem apresentando, ao longo dos últimos anos, iniciativas importantes para a manutenção do meio ambiente. A última delas, que começa a ser implementada, é a adoção de cartões ecologicamente corretos.

A Unimed Franca acaba de fechar uma parceria com a Michigan e irá receber, nos próximos dias, 40 mil cartões de identificação dos clientes em plástico PVC reciclável. A parceria inclui também a devolução dos cartões inutilizados em Franca para a fabricante. Até o mês passado, os cartões eram incinerados, o que acaba causando problemas ambientais. A partir de agora, os clientes Unimed entregam o cartão na própria Cooperativa, que cuida de destiná-los à reciclagem.

A iniciativa, que faz parte da nova política de Responsabilidade Sócio-Ambiental da Unimed Franca, implantada em 2010, visa buscar ações sustentáveis para o negócio e, além de ganhos ambientais, foi positiva também para os cofres da entidade, já que, embora custe mais no mercado, o cartão reciclado foi negociado pela Unimed a um preço inferior ao dos cartões radicionais. “São materiais da mesma qualidade, mas a versão ecológica, que pode ser reciclada, custa mais caro. Porém, través de uma negociação, além do ganho ambiental, os novos cartões ficaram um pouco mais barato que os convencionais”, comenta Tatiana Barcala Garcia, coordenadora de cadastro e faturamento da Unimed Franca.

Segundo Wanderley Angelini Filho, gestor de Controladoria da Cooperativa, a Unimed é a primeira empresa de Saúde entre os lientes da Michigan a adotar o cartão ecológico. É, também, a primeira Unimed paulista. “Com a iniciativa, fomos agraciados com um selo Ecocard, o que mostra o reconhecimento da iniciativa”, comenta.

Cooperjovem

A Unimed em parceria com as cooperativas Cocapec, Credicocapec, Coonai, Sescoop e Secretaria Municipal de Franca, realizam junto, na Escola Municipal Sueli Contini (Jardim Portinari), o Projeto Aprender e Cooperar é preciso. Desenvolvido com cerca de 1 mil crianças, o projeto tem a finalidade de acompanhar, melhorar e elevar o nível de aprendizagem das crianças desta escola através de práticas cooperativistas. O Cooperjovem nasceu em Franca no ano de 2008, através do Sescoope/SP, e desde então é um dos principais projetos sociais da cooperativa.

Projeto Uma Vida, Uma Árvore

Desenvolver ações que contribuam para a preservação do meio ambiente. Com essa preocupação, o São Joaquim Hospital e Maternidade firmou uma parceria com a Prefeitura Municipal de Franca e irá plantar uma muda de árvore a cada criança nascida no Hospital.
Trata-se do projeto “Uma Vida, Uma Árvore”, celebrado através do termo de cooperação que prevê que o São Joaquim informe a quantidade de nascimentos mensalmente. A partir daí, a Secretaria de Serviços e Obras irá selecionar e plantar as mudas em locais da cidade que possuam carência de áreas verdes.
 

“Esta é uma iniciativa que envolve todos os hospitais da cidade, numa causa justa e bonita. A Unimed e o São Joaquim, sempre atentos a essa questão, não poderiam ficar de fora”, informa Thais Stephani, do marketing do São Joaquim.

Mosaico Teatral

Mosaico Teatral

O programa Mosaico Teatral é desenvolvido pelo Sescoop/SP, em parceria com as cooperativas da cidade. Em Franca as cooperativas Unimed, Cocapec, Crecicocapec e Coonai, realizam o programa desde 2006.
O programa atua em todo o estado de São Paulo e realiza em média 30 espetáculos durante o ano em cerca de 30 cidades. Cada cidade conta com uma equipe de cooperativas locais, que seleciona a peça e organiza o evento, de forma a promover o acesso da comunidade a espetáculos de qualidade, além de beneficiar entidades assistenciais locais. O Mosaico oferece ainda workshops aos interessados em aprender sobre a técnica da Cia.

Programa Felix

Programa Felix

O Programa Felix consiste em um conjunto de ações direcionadas à crianças e adolescentes que tem pouco ou nenhum conhecimento sobre informática, hoje tão solicitados no mercado de trabalho e na vida acadêmica, em busca não só da inclusão digital, mas acima de tudo, da inclusão social.

O programa nasceu por iniciativa da Unimed Jaboticabal e, desde 2006, foi abraçado pela Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (FESP), tornando-se federativo.

Em Franca o programa funciona em parceria com a ONG O Bem desde 2008 e já formou mais de 500 alunos.

Creche Casal Tomaz e Aparecida Novelino

Com a parceria da Unimed, Calçados Democrata e Prefeitura Municipal de Franca, em 2008 foi construído o Instituto Unimed Democrata, que acolhe crianças da prefeitura, e filhos de colaboradores da Unimed e do Calçados Democrata. A creche funciona hoje com cerca de 250 crianças.

ASPA

ASPA – Associação de Pais e Amigos do Franca Basquetebol Clube, foi fundada em 14 de Outubro de 1998 com fins de apoiar, ajudar e fortalecer as equipes de base do basquetebol, bem como gerir recursos, destinando-se na forma de orçamento mensal, verbas para amparar e manter esta entidade em qualquer caso.

A ASPA veio para fortalecer o trabalho de base da cidade, ratificando-se como uma escola que tradicionalmente revela valores no âmbito local, regional, nacional e internacional, possibilitando que estes valores modifiquem suas vidas e de seus familiares e, àqueles que fizeram ou fazem parte do processo de engajamento nas equipes de competições, tornarem cidadãos comprometidos com o bem comum, porque a ênfase do trabalho está na promoção da cidadania.

Hoje, com mais dez anos de existência e trabalhos realizados, a Unimed se orgulha em participar desse Projeto, onde Esporte, Educação e Cidadania, que fundamentam a Associação, estão sendo concretizados e muito além, a ASPA tornou-se sinônimo de trabalho e competência.

Unimed – Empresa Amiga da doação

Unimed ? Empresa Amiga da doação

Honraria concedida pelo Hemocentro a empresas que realizam atividades que estimulam a doação de sangue

A Unimed recebeu, no dia 2 de junho, o certificado de Empresa Socialmente Responsável conferido pelo Hemocentro de Franca para homenagear e reconhecer empresas que atuam de forma decisiva para ampliar a captação de sangue na cidade.

O Hemocentro possui critérios rigorosos para a concessão do certificado. Para receber, é preciso realizar campanhas efetivas que estimulem a doação de sangue e a fidelização dos doadores, inclusive com acompanhamento para evitar as temidas faltas de sangue.

Além da Gincana Salva Vidas, a cooperativa apóia a campanha ‘Bombeiro Sangue Bom’, que consegue anualmente mais de 800 bolsas de sangue.

BOA AÇÃO – O Hemocentro de Franca recebe, em média, 40 doações por dia. Embora não exista número ideal para evitar risco de falta em momentos de maior necessidade, esse total deveria ser de pelo menos 50 doações. Para doar, é preciso ter entre 18 e 65 anos e apresentar boa saúde. Mulheres precisam pesar acima de 52 quilos e homens mais de 50. Portadores de doenças como hepatite e do vírus da Aids não podem doar. O núcleo funciona das 7 às 17 horas, durante a semana, e das 7 às 12 horas, aos sábados. O Hemocentro fica na Avenida Hélio Palermo, 4181. Mais informações pelo telefone 3402-5000.

Planeta Unimed