Clique para ligar

(16) 3711-6666

Fisioterapia


Fisioterapia Neurológica Adulta e Infantil

Visa à recuperação de funções, entre elas, a coordenação motora, a força e o equilíbrio, baseando-se em exercícios que promovam a restauração de funções corporais, de forma a resolver deficiências motrizes e aperfeiçoar padrões motores.

Os distúrbios neurológicos comumente causam déficits temporários ou permanentes que prejudicam o indivíduo em suas funções diárias e profissionais, tornando-os, muitas vezes, dependentes parcial ou completamente de outras pessoas. A abordagem especializada contribui substancialmente para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares, apesar das incapacidades persistentes.

Fisioterapia Pediátrica

A fisioterapia prepara a criança através de situações funcionais vivenciadas no dia-a-dia, aprimorando suas habilidades já existentes e estimulando outras. Após avaliação criteriosa pelo profissional, é realizado um programa terapêutico individualizado, no qual as potencialidades e funcionalidades da criança são respeitadas. A reabilitação é embasada em técnicas de posicionamento, alongamento, facilitação e fortalecimento muscular.

Fisioterapia Uroginecológica

Atua no tratamento conservador das disfunções urogenitais, anorretais e nas distopias genitais como os prolapsos – “bexiga caída”. É apontada como procedimento de primeira escolha no tratamento destas disfunções, evitando ou retardando o processo cirúrgico por meio de reeducação da musculatura do assoalho pélvico e acessória.

Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica

Atua na prevenção e no tratamento de distúrbios do sistema musculoesquelético, sejam eles crônicos ou agudos, utilizando recursos terapêuticos, como eletroterapia e termoterapia, recursos cinesioterapêuticos e terapia manual.

Fisioterapia Desportiva

Visa o tratamento e a prevenção de lesões esportivas. Além do tratamento convencional, também é realizado o treinamento de retorno ao esporte, específico para cada modalidade, com a finalidade de restaurar desempenho do atleta o quanto antes.

Fisioterapia Geriátrica e Reumatológica

O envelhecimento é um processo dinâmico e progressivo em que há modificações morfológicas, funcionais, psicológicas, sociais e bioquímicas que determinam a perda da capacidade de adaptação do indivíduo ao meio ambiente. A reabilitação tem como objetivo diminuir o comprometimento imposto por incapacidade ou disfunção, promovendo um modo de vida mais saudável, e adaptando o indivíduo de forma a propiciar uma melhor qualidade de vida. Manutenção da mobilidade articular e melhora da coordenação neuromuscular, da flexibilidade, da estabilidade articular e da força muscular, bem como da resistência dos tendões. Esses efeitos reduzem a incidência de quedas, frequentes nos idosos. A osteoporose, importante problema no envelhecimento, apresenta melhora, pois a atividade provavelmente limita a perda mineral dos ossos.

Fisioterapia Respiratória

É o tratamento de distúrbios pulmonares agudos ou crônicos, atuando tanto na prevenção quanto no tratamento das pneumopatias, através de técnicas e procedimentos terapêuticos, objetivando estabelecer ou restabelecer um padrão respiratório funcional, no intuito de reduzir os gastos energéticos durante a respiração, capacitando o indivíduo a realizar as mais diferentes atividades da vida diária, sem promover grandes transtornos e repercussões negativas em seu organismo.

Reabilitação Pulmonar

É um programa multidisciplinar de cuidados a pacientes com alteração respiratória crônica, individualmente delineado e modelado para otimizar o desempenho físico e social, além de diminuir a ansiedade, a depressão e a dependência.
Visa promover a independência do paciente com disfunção respiratória frente às atividades da vida diária, melhorando sua qualidade de vida, além de valorizar a participação efetiva da família.

Programa Uniama

Destina-se ao acolhimento e atendimento à paciente submetida à intervenção cirúrgica após diagnóstico de câncer de mama.
É desenvolvido por uma equipe multiprofissional: psicóloga, assistente social, nutricionista, enfermeira, educador físico e fisioterapeuta especializada.
O acompanhamento abrange da prevenção ao tratamento do linfedema (inchaço do braço), além de orientar sobre como fazer a automassagem, cuidados com a cicatriz cirúrgica e com o braço do lado da cirurgia.

Fisioterapia em amputados

A reabilitação para pacientes amputados consiste em proporcionar habilidades para a realização de todas as atividades possíveis sem o uso de prótese; preparar o coto de amputação para que possa ser protetizado; desenvolver programas de alongamento, fortalecimento, propriocepção, equilíbrio e coordenação visando uma deambulação independente futura.
É responsável também pelo tratamento das intercorrências como problemas cicatriciais, neuromas, edemas, dores fantasmas, deformidades e contraturas, as quais terão que ser sanadas com técnicas específicas.A reabilitação pós-protética é classificada como a última etapa do tratamento de um amputado. Ela será responsável pela independência, pelo sucesso de marcha e pela reintegração social do nosso paciente, com a prótese.

Planeta Unimed