Clique para ligar

(16) 3711-6666

Encontro de Cuidadores - Unilar Unimed Franca


Encontro de Cuidadores - Unilar Unimed Franca

Cuidando de quem cuida para aprimorar os serviços a quem precisa e merece.

Nos meses de novembro/2016 e janeiro/2017, a equipe do UNILAR promoveu o "Encontro de Cuidadores" dos pacientes cadastrados no Serviço de Atendimento Domiciliar da Unimed Franca.

Os eventos tiveram o propósito de compartilhar experiências entre os participantes e intensificar a interação com os profissionais do serviço, focando no aperfeiçoamento dos cuidados aos beneficiários que recebem a assistência em domicílio.

A Dra. Gislaine Ferreira, médica gestora do Unilar, fez a abertura oficial dos encontros, falando sobre a importância do cuidador na assistência domiciliar frente ao aumento acelerado da expectativa de vida. Em seguida, a assistente social Luciana Marques apresentou os direitos e deveres, tanto dos cuidadores quanto dos pacientes.

No segundo dia de evento, as apresentações foram da fisioterapeuta Leda Junqueira e da nutricionista Gabriela Sobreira que ministraram temas relacionados às quedas, posicionamento, oxigenoterapia e diversos tipos de alimentação.

Já no terceiro dia, as discussões foram dirigidas pelos médicos Dr. Lucas Macedo e Dr. Rodolfo Moraes, pautando o envelhecimento, as infecções, os protocolos clínicos e os cuidados paliativos.

Para finalizar, no último, dia foram abordados assuntos referentes à higienização, feridas e cuidados com as sondas, pela enfermeira Fernanda Faleiros, além da correta utilização do serviço de emergência móvel (SOS) enfatizado pelo enfermeiro coordenador Wesgler Jacinto.

A palestra de encerramento foi proferida pela psicóloga Flávia Garcia, que expôs os aspectos psicoemocionais que envolvem todos os que participam do cuidado domiciliar.

Todas as expectativas sobre o encontro foram alcançadas e o evento foi avaliado pelos participantes como ótimo em 76,9% e como bom em 23,1%. Em várias ocasiões, os cuidadores conversaram e trocaram informações entre eles com o apoio dos profissionais, o que colaborou para eliminar várias dúvidas e dificuldades em relação ao cuidado, buscando assim o melhor caminho para a assistência em domicílio.

O próximo Encontro de Cuidadores está previsto para o mês de abril/2017, oportunidade em que outros pacientes e familiares serão beneficiados por esse evento que contribui de forma grandiosa para a assistência domiciliar.




Voltar

Planeta Unimed